sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Veto à fisioterapeutas provoca chiadeira na Fórmula 1

Os fisioterapeutas da Fórmula 1 foram surpreendidos na abertura do Mundial com a proibição de entrar no grid. A função destes profissionais passa por cuidados com bem-estar, preparação física, aquecimento muscular e hidratação dos pilotos, medidas importantes para melhorar a performance dos atletas nas desgastantes competições. No Bahrein, eles ficaram nos boxes por determinação de Bernie Ecclestone.


                          

"Alegaram que atrapalhamos as entrevistas, o que é ridículo. É algo que complica um pouco, porque agora tenho de fazer meu trabalho nos boxes, mas nada que seja dramático. Só é difícil entender por que tomaram a medida", queixou-se um fisioterapeuta que não quis ser identificado.

Devido ao problema, muitos pilotos estão determinados a fazer um "protesto silencioso", que deve começar na Austrália, domingo: após alinharem os carros no grid, eles voltarão aos boxes para fazer a preparação corriqueira com seus fisioterapeutas, boicotando as câmeras e as entrevistas para a TV. Assim, o tiro de Ecclestone sairia pela culatra.

O ex-piloto de Fórmula 1, Enrique Bernoldi, hoje na Stock Car, também critica a medida. "Eu acho errado os fisioterapeutas serem proibidos de estarem no grid, pois eram as únicas pessoas que estavam ali realmente para atender os pilotos. Seja com a bebida, guarda-chuva, gelo nas corridas quentes, banana e fora um incentivo por ser uma pessoa ligada, por estar sempre perto do piloto", protestou Bernoldi.

Possivelmente, mesmo quem não aderir ao protesto pelo veto ao livre acesso dos fisioterapeutas também deverão fazer preparação anterior a corerida dentro dos boxes. Isto porque, no Bahrein, os poucos pilotos que ficaram no grid foram impiedosamente cercados pelos cinegrafistas e público convidados e com livre acesso à área. Uma multidão que atrapalhou o vaivém dos mecânicos que acertavam detalhes nos carros.


Lancepress!